+55 (71) 2107-0977 geohidro@geohidro.com.br

Projeto de educação ambiental do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Salvador-BA e de 11 cidades do entorno da Bahia de Todos os Santos – Programa Bahia Azul

Características do serviço

 

O Projeto de Educação Sanitária e Ambiental Bahia Azul abrangeu 2,5 milhões de pessoas da cidade de Salvador-BA e de 11 cidades do entorno da Bahia de Todos os Santos.

O Projeto desenvolveu-se através do Modelo PEDS – Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável com as metodologias condutoras e do MINTEGRA – Modelo Integrado de Educação e Gestão Ambiental, com conteúdos específicos voltados para o Saneamento.

O Modelo PEDS teve suas atividades desenvolvidas através de 3 núcleos:

  •  O núcleo de sensibilização desenvolveu-se através de dinâmicas de grupo em que os participantes foram despertados para o seu emocionar, preparando-os para a fase seguinte.
  •  O núcleo de capacitação desenvolveu-se através da construção de conceitos específicos dos temas adotados, conscientizando-os para a importância dos benefícios das obras ou dos serviços disponibilizados (sistemas de abastecimento d’água, de esgotamento sanitário, de drenagem e de limpeza urbana).
  •  O núcleo de gerenciamento desenvolveu-se com o acompanhamento de ações de iniciativa da própria comunidade, com orientação da equipe de monitores do Projeto.

O Modelo MINTEGRA teve como objetivo facilitar a associação dos aspectos técnicos e operacionais das ações de Saneamento e da realidade ambiental aos processos pedagógicos, de forma a construir a gestão integrada do meio ambiente.

Cliente: SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia

Veja também