Projeto da Av. Gal costa como um corredor de transporte interligando a Av. Paralela com a rodovia BR-324 e a Av. Suburbana – Salvador-BA
Principais características:
- 9 km de via dupla;
- 9 viadutos;
- 3 túneis 1.920 m de extensão;
- 7 km de ciclovias;
- 5 km de canais de drenagem;
- 511 metros de valas.
Descrição do projeto e estudos realizados
O projeto localiza-se dentro do perímetro urbano da Cidade de Salvador-Bahia e desenvolve-se, predominantemente, na sua direção NW-SE a partir da Av. Pinto de Aguiar, cruzando sob a Av. Paralela através do túnel, passando pelo terminal de ônibus Pirajá, cruza a BR-324 sobre viaduto existente que será duplicado, finalizando em uma interseção rodoviária que promove e conexão da Av. Gal Costa com a BR-324 e com os acessos ao Bairro de Capelinha de São Caetano.
Além dos projetos específicos, característicos de um sistema viário, tais como: geometria, terraplenagem, pavimentação e sinalização; complementarmente o escopo dos trabalhos contemplou as intervenções de micro e macro drenagem, das soluções para as obras de contenção de solos, paisagismo, urbanização, iluminação pública, túneis, viadutos, passagem inferior, desapropriação, estudos ambientais e licenciamento.
Durante a elaboração dos serviços, através de termo aditivo, foi incorporado ao contrato novo trecho que se desenvolve a partir do viaduto existente sobre a BR-324 em Pirajá, até a Av. Surbubana em Lobato. Na pista oriunda da referida estação e no sentido da Av. Surbubana, foi projetado um viaduto sobre a BR-324, e a pista oriunda da Av. Suburbana conecta-se à Av. Gal Costa no viaduto Pirajá da BR-324. Ambas as pistas passam no túnel duplo projetado sob a Estrada de Campinas. Depois dessa travessia o traçado desenvolve-se ao longo do rio Camurugipe e, na encosta da margem direita, por outro túnel duplo, que atravessa a linha de falha geológica de Salvador, conectando as duas pistas projetadas com a Av. Surbubana.
Cliente: CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia