+55 (71) 2107-0977 geohidro@geohidro.com.br

Estudos Básicos

Conheça alguns de nossos serviços
  • Estudos Básicos para a Seleção do Sítio e Anteprojeto da Barragem do França, no Município de Piritiba-BA, para a CERB, de Set/85 a Out/86.
  • Estudos Básicos, Topográficos e Pedológicos para a Escolha de Áreas Irrigáveis em 170.000 ha, nos Municípios de Sento Sé, Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado-BA, para a CODEVASF, de Jan/88 a Mai/89.
  • Elaboração dos seguintes Manuais de Operação de Sistemas: A) Estações Elevatórias das Bacias do Rio Bandeira, Rio do Cobre, do Complexo Básico, EE10 e Elevatória Final. B) Elaboração dos Manuais para Estação de Tratamento de Esgotos: Estações Elevatórias das Bacias do Rio Bandeira, Rio do Cobre, do Complexo Básico, EE10 e Elevatória Final. C) Manuais para Estação de Tratamento de Esgotos (Efluentes Líquidos). D) Manuais para Valos de Tratamento e Disposição Final dos Resíduos Sólidos Industriais Especiais, no Pólo Petroquímico de Camaçari-BA, para a CETREL, de Mai/88 a Abr/89.
  • Elaboração do Plano de Manutenção Corretiva – PMC e do Plano de Manutenção Preventiva – PMP, das Unidades do Sistema CETREL, Incluindo as Estações Elevatórias EE10, EE Final, EE Bandeira, EE Cobre, EE Complexo Básico e a Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos – ETE. Projeto do Sistema Supervisor para Controle de Extravasamento e Operação da Bacia de Detenção do Complexo Básico. Projeto de Instrumentação das Elevatórias e Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos. Projeto do Sistema Elevatório do Lodo Cru e Bacia de Equalização. Projeto dos Dispositivos de Proteção contra Assoreamento do Canal do Cobre e Projeto do Sistema de Extravasão do Canal de Reversão do Projeto de Instrumentação das Elevatórias e Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos. Projeto do Sistema Elevatório do Lodo Cru e Bacia de Equalização. Projeto dos Dispositivos de Proteção Contra Assoreamento do Canal do Cobre e Projeto do Sistema de Extravasão do Canal de Reversão do Riacho Bandeira, no Pólo Petroquímico de Camaçari-BA, para a CETREL, de Set/88 a Mar/91.
  • Estudo e Análise do Comportamento do Lençol Freático na Área de Disposição do Lixo Industrial da Fábrica de Candeias-BA, para a S/A White Martins, de Ago/89 a Out/89.
  • Estudos e Projetos de Recuperação de Taludes na Área Industrial da Metalurgia em Dias D’ávila-BA, para a Caraíba Metais, de Dez/89 a Fev/90.
  • Controle de Áreas de Pesquisa junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e Estudos de Geoquímica no Município de Jaguarari-BA, para a Mineração CARAIBA, de Jul/89 a Mai/90.
  • Levantamento Cadastral para Fins de Indenização de Área Inundável da Barragem de Truvisco. Área do Levantamento 1.500 ha, para o DNOCS, de Jan a Dez/91.
  • Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente – RIMA, da Barragem do Rio do Paulo, em Livramento do Brumado-BA, para o DNOCS – 4ª DR, de Fev a Jun/91.
  • Levantamento Topográfico e Cadastral, para fins de Indenização, da  Área Inundável da Barragem do Rio do Paulo, Cadastro de Propriedades e Implantação de Poligonais Topográficas, para o DNOCS, de Ago a Dez/91.
  • Monitoramento do Lençol Freático na Área do Incinerador de Resíduos Orgânicos, Valos de Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos Perigosos, Fazenda Bali e Fazenda de Lodos, em Camaçari-BA, para a CETREL, de Abr/90 a Nov/92.
  • Monitoramento do Lençol Freático, incluindo: verificações subsuperficiais ratificadas através de sondagens geofísicas, implantação de piezômetros, acompanhamento e interpretação dos resultados hidrogeológicos, implementação do sistema, em Camaçari-BA, para a POLIALDEN, de Nov/91 a Dez/92.
  • Monitoramento do lençol freático na área das “Novas Fazendas” de disposição de lodo ativado proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos, em Camaçari-BA, para a CETREL, de Nov/91 a Dez/92.
  • Elaboração do Estudo de Viabilidade Sócioeconômica e de Impacto Ambiental do Projeto de Irrigação do Platô de Neópolis, com Área de 7.550 ha, nos municípios de Neópolis, Pacatuba e Japoatã, compreendendo elevatória principal Q = 3,73m3/s, adutora DN 900 mm e 3 km de extensão, canais revestidos em concreto extensão de 50,7 km, com seções variando de 1,10 a 0,30 m de largura de base e 1,47 a 0,58 m de altura, 54 reservatórios de compensação e três estações de rebombeamento de 1400 cv, em Sergipe, para a COHIDRO, de Abr a Dez/92.
  • Elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos para a Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, na Bahia, para a SRHSH, de Mai/92 a Set/93.
  • Elaboração do Plano Diretor de Limpeza Pública da Área Central da RMS, em Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, para a CONDER, de Jun/92 a Mar/93.
  • Plano Diretor de Drenagem e Contenção de Encostas de Salvador, para a CPM, da Prefeitura Municipal de Salvador, de Out/92 a Fev/93.
  • Estudo de Demanda de Água, Revisão e Atualização do Plano Diretor de Esgoto de Salvador, em Salvador-BA, para a Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Habitação – SRHSH, de Jan a Jun/93.
  • Estudos e Análise do Lençol Freático com Levantamento Geofísico e Instalação de Poços de Monitoramento na Área Industrial de Camaçari-BA, para a Caraíba Metais, de Mai a Jul/93.
  • Plano Diretor de Limpeza Urbana no Município de Maragogipe, para a CONDER, de Jun a Nov/93.
  • Elaboração de Banco de Dados contendo as Características Principais dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de todo o Estado da Bahia, para a EMBASA, de Out/94 a Mar/95.
  • Estudos da Concepção do Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado da Bahia e Elaboração da  Respectiva Documentação do Programa, referente à fase de Identificação e Planejamento para a fase seguinte, para o BIRD (Banco Mundial), serviço realizado para a SRH, de Out/94 a Fev/95.
  • Estudos e Pesquisa dos Sistemas de Esgotamento Sanitário da Região do Recôncavo, para solicitação de Financiamento para o Programa de Saneamento Ambiental de Salvador e Cidades do Entorno da Baía de Todos os Santos, para a CSL – Consultoria de Engenharia Econômica Ltda, em Janeiro de 1995.
  • Projeto de Desapropriações e Reassentamentos – Dados Cadastrais de Áreas Sujeitas a Desapropriações, em função das Obras de Esgota-mento Sanitário, integrantes do Programa de Saneamento Ambiental de Salvador e Cidades do Entorno da Baía de Todos os Santos, para a SRHSH, de Fev a Mar/95.
  • Padronização dos Quantitativos e Atualização de Orçamento dos Projetos Executivos de Esgotos de Salvador e das Cidades do Recôncavo, componentes do Programa BTS, para a SRHSH, de Fev a Mai/95.
  • Elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas da Margem Direita do Submédio São Francisco, na Bahia, para a SRH, de Set/95 a Jun/96.
  • Projeto de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, para a SRH, de Set/95 a Jan/96.
  • Estudos de Definição de Reaproveitamento do Rio Jacuípe para Abastecimento de Área Populacional e Industrial, para a COPENE, de Jan a Abr/96.
  • Estudo de Viabilidade Econômica dos Projetos de Irrigação de Caldeirão e Flamengo numa área de 10.480 ha, 2 captações de vazões de 1.062 e 1.847 l/s; adutoras/subadutoras DN 500 a 1.100 mm e extensão de 29.005 m; canais com 8.022 m de extensão e vazão variando de 108 a 1.062 l/s; três estações de pressurização vazão de 98 l/s a 459 l/s e três reservatórios de compensação para volume de 1.026 a 3.037 m3, para a SEAGRI, de Jun/96 a Out/96.
  • Projeto de Gerenciamento dos Recursos Hídricos das Bacias do Alto Paraguaçu, Itapicuru e Verde/Jacaré, para a SRH, através de Contrato com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, de Mai a Ago/96.
  • Cadastramento dos Usuários da Água, das Obras de Infra-Estrutura Hídrica e das Fontes de Poluição nas Bacias Hidrográficas dos Rios Itapicuru, Verde/Jacaré e Alto Paraguaçu, para a SRH, através de Contrato com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, de Jun a Dez/96.
  • Estudo de Viabilidade de Barragens na Bacia do Alto Itapicuru-Açu, na Bahia, para a CERB, de Jun/96 a Out/97.
  • Elaboração do Programa de Ampliação e Operação da Rede Hidrometeorológica e de Qualidade das Águas do Estado de Sergipe (22.050 km2) incluindo as bacias hidrográficas, no Estado, dos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris, Piauí e Real. O programa foi desenvolvido nas seguintes etapas: a) Coleta de dados de escritório e levantamento de campo (cadastro); b) Projeto da rede hidrometeorológica e de qualidades das águas envolvendo as redes pluviométrica, meteorológica, fluviométrica/sedimentométrica e de monitoramento da Qualidade das Águas; c)  Especificações dos equipamentos  e  instalalações da rede hidrometeorologica e de qualidade das águas; d) Elaboração do programa de operação e manutenção da rede hidrometeorológica e de qualidade das águas; e) Elaboração de um sistema de informações hidrometerologicas e de qualidade das águas; f) Elaboração de orçamentos básicos e g) Apresentação e discussão do programa em reuniões de trabalho e workshops com a participação da SRH, COHIDRO, ADEMA, DESO e EMDAGRO. O programa foi desenvolvido para a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da SEPLANTEC – Secretaria de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado de Sergipe, com recursos do BIRD – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, através do Programa PROÁGUA/Semi-Árido, no período de 31/07/2000 a 10/07/2002.
  • Estudo das Condições Atuais da Água de Abastecimento da Cidade de Brumado-BA, para a SRH, de Out a Nov/01.
  • Avaliação das Condições Atuais do Rio Jequiezinho na Área Urbana de Jequié-BA, para a SRH, de Out a Dez/01.
  • Levantamento das Condições Atuais dos Equipamentos Hidromecânicos da Barragem de Zabumbão, no Município de Paramirim, para a SRH, em Dezembro de 2001.
  • Diagnóstico e Proposição de Soluções para o Problema de Lançamento de Esgoto Sanitário no Rio Jequiezinho, na Cidade de Jequié-BA, para a SRH, de Dez/01 a Jan/02.
  • Elaboração do Escopo Básico para a Barragem Bandeira de Melo, no Município de Itaetê-BA, para a SRH, de Dez/01 a Jan/02.
  • Levantamento das Condições Atuais dos Equipamentos Hidromecânicos das Barragens do França, no Município de Piritiba-BA e São José do Jacuípe, no Município de Capim Grosso-BA, para a SRH, em Janeiro de 2002.
  • Estudo do Aproveitamento dos Recursos Hídricos das Barragens de Luiz Vieira, no Município de Rio de Contas-BA, e Rio do Paulo, no Município Livramento de Brumado-BA (Complexo Integrado da Sub-Bacia do Rio Brumado), para a SRH, de Jan a Fev/02.
  • Estudos de Alternativas para Captação do Sistema de Abastecimento de Água da Cidade de Brumado-BA, para a SRH, de Jan a Mar/02.
  • Levantamento da Situação Atual dos Equipamentos de Descarga de Fundo da Barragem de Truvisco, no Município de Caculé-BA, para a SRH, de Fev a Mar/02.
  • Elaboração do Cadastro Expedito de Barragens, Fontes de Poluição e Irrigantes da Bacia do Rio do Antônio, para a SRH, de Fev a Abr/02.
  • Estudo para Otimização do Projeto da Barragem de Baraúnas, no Município de Seabra-BA, para a SRH, de Fev a Abr/02.
  • Estudos Básicos, Viabilidade e Hierarquização da Barragem de Cristalândia, na Bacia do Rio das Contas, com a finalidade principal de Abastecimento d’Água da Cidade de Brumado-BA, para a SRH, de Mai a Jun/02.
  • Inspeção das Barragens de Anagé, Brumado, Magnesita, Rio do Antônio, Truvisco, Zabumbão e Apertado, no Estado da Bahia, para a SRH, em Março de 2002.
  • Inspeção ao Maciço da Barragem de Truvisco, no Município de Caculé-BA, para a SRH, em Junho de 2002.
  • Estudo de Manancial Alternativo para Abastecimento de Água da Cidade de Brumado-BA, para a SRH, em Junho de 2002.
  • Atendimento aos Condicionantes para Licença da Barragem de Baraúnas, no Município de Seabra-BA, para a SRH, de Jun a Ago/02.
  • Avaliação das Condições de Tratamento da Água da Barragem da Magnesita, no Município de Brumado-BA, para a SRH, de Jul a Ago/02.
  • Elaboração do Manual de Operação da Barragem de Truvisco, no Município de Caculé-BA, para a SRH, em Agosto de 2002.
  • Elaboração do Estudo de Demandas da Barragem de Baraúnas, no Município de Seabra-BA, para a SRH, de Ago a Set/02.
  • Elaboração do Cadastro Institucional e Detalhado da Bacia do Rio do Antônio, para a SRH, de Ago a Nov/02 e de Jul a Out/03.
  • Elaboração de Composições de Preços e Orçamento da Barragem de Baraúnas, no Município de Seabra-BA, para a SRH, de Set a Out/02.
  • Estudos de Reconhecimento para Identificação dos Aproveitamentos Múltiplos dos Recursos Hídricos da Barragem de Zabumbão, no Município de Paramirim, para a SRH, de Set a Out/02.
  • Reavaliação dos Estudos Hidrológicos da Barragem de Zabumbão, no Município de Paramirim-BA, para a SRH, de Set a Out/02.
  • Elaboração do Programa para Recuperação e Preservação de Águas Urbanas da Região Metropolitana de Salvador-BA, para a SRH, de Out a Nov/02.
  • Levantamento Topográfico das Barragens de Malhada de Pedras, no Município de Malhada de Pedras-BA, Truvisco, e Comocoxico, no Município de Caculé-BA para a SRH, em Novembro de 2002.
  • Pesquisa de Materiais para os Concretos e Verificação da Garantia das Vazões Regularizadas para a Barragem de Baraúnas, no Município de Seabra-BA, para a SRH, em Novembro de 2002.
  • Serviços de Consultoria para Suporte à SRH – Superintendência de Recursos Hídricos, no Estado da Bahia, com financiamento do BIRD,  na elaboração de estudos e projetos, a partir de Set/01 até Ago/05, com destaque para os seguintes trabalhos:
    • Estudos Hidrológicos da Bacia do Rio de Contas para Operação das Barragens do Rio do Antônio, de Nov/02 a Fev/03.
  • Cadastramento Detalhado da bacia do Rio do Antônio, numa área de 6540 km2, compreendendo o cadastro de usuários, de poços, de obras hidráulicas e de captações superficiais e de fontes de poluição; cadastro institucional da sub-bacia do rio do Antônio; e elaboração de um banco de dados, de Jul a Out/03.
  • Elaboração Programa de Controle de Processos Erosivos e Assoreamento para a Barragem Cristalândia, no Município de Brumado-BA, de Mai/04 a Ago/04.
  • Elaboração do Cadastro Físico e Socioeconômico para Desapropriação e Cadastro de Irrigantes da Bacia Hidráulica e Área de Preservação Permanente da Barragem, de Cristalândia, no Município de Brumado-BA, de Mai/04 a Ago/04.
  • Plano Diretor de Encostas do Município de Salvador – BA, para a Secretaria Municipal do Saneamento e Infra-Estrutura Urbana – SEMIN, de Out/02 a Set/04.
  • Elaboração do Plano Diretor Urbano de Barra – BA, para a Prefeitura Municipal da Barra, de Jun/03 a Set/04.
  • Elaboração da Revisão e Atualização do Plano Diretor de Esgotos de Salvador e Lauro de Freitas, perfazendo 23.355,30 ha 43 bacias de Esgotamento Sanitário e uma população beneficiada em 1.325.023 habitantes (2006) e 4.014.031 habitantes (2030), para a EMBASA, de Mar/03 a Fev/05.
  • Elaboração de Estudos Geotécnicos para as Áreas de Válvulas e Estação, localizadas nos Spread 3.1 e 3.2, abrangendo os Estados da Bahia a Sergipe, para a NEDL Construções de Dutos do Nordeste Ltda/PETROBRAS, de Abr a Jun/06.
  • Elaboração do Plano de Atendimento e Compensação Social da População Afetada pela Barragem da Lagoa da Torta, no Município de Igaporã – BA, para a EMBASA, de Mai a Jul/06.
  • Estudos de Aproveitamento da Adutora da Mineração Caraíba, para SEDUR de Mai/06 a Ago/06.
  • Elaboração do Plano de Administração, Operação e Manutenção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Planalto e Barra do Choça, para a EMBASA, de Set a Dez/06.